Notícias
Loading...
segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Raniel tem chance de atuar este ano

Raniel Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

O meia Raniel pode voltar a atuar pelo Santa Cruz ainda nesta temporada. Clube e atleta estão esperando a homologação da redução da pena que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) lhe concedeu. De acordo com o advogado Osvaldo Sestário, responsável pelo caso, a situação deve ter um desfecho até o fim deste mês (outubro) - e, assim, o meia ficaria livre para ajudar o Tricolor na reta final da Série B (não em fevereiro de 2016, como estava previsto).

Sestário explicou que o que aconteceu com Raniel não foi um novo julgamento. Também não houve um recurso à primeira decisão, como o Santa Cruz imaginou. Ele afirma que, na verdade, o que a Fifa fez foi dar publicidade, com algum atraso, da pena imposta ao atleta por uso de cocaína.

- É uma coisa de praxe. Em casso de doping, a Fifa dá publicidade da pena para o mundo do futebol.  Porque um jogador que cumpre esse tipo de pena não pode jogar em liga nenhuma. Não houve recurso, nem extensão da pena - garantiu o advogado.
A pergunta que deve martelar a cabeça do torcedor, portanto, é por que essa publicação só chegou agora se a punição foi imposta pelo STJD em maio? 
- É o trâmite normal. Quem não está afeito a casos de doping pode achar estranho, mas é assim que acontece normalmente. A Fifa também está com um monte de problemas e isso pode ter atrasado um pouco - disse Sestário, referindo-se às investigações que recaem sobre a entidade máxima do futebol.
O próximo passo para reverter a situação foi dado: o advogado deu entrada no STJD para obter a homologação da redução da pena de Raniel. De acordo com Sestário, o documento não deve demorar a sair. A expectativa é que haja novidades positivas até o fim do mês.
ENTENDA O CASO
A suspensão-base de Raniel era de um ano. O julgamento do STJD que definiu a pena aconteceu em maio e já incluía os meses cumpridos. Portanto, a primeira pena ia até fevereiro de 2016.
Pouco depois, contudo, o departamento jurídico do Santa conseguiu a redução da pena de Raniel para apenas quatro meses. O benefício, como se diz na linguagem jurídica, extinguia a suspensão em setembro - desde que o jogador fosse aprovado nos exames de sangues periódicos a que foi submetido. É um mecanismo equivalente ao da liberdade provisória em processos criminais. O atleta tricolor precisa de um documento que comprove que ele cumpriu todas as exigências no período de afastamento. No caso dele, é a homologação do STJD.
É importante, ainda, mencionar que Raniel jogou no dia 15/09, diante do Boa Esporte, pela Série B. Um dia depois que a pena - reduzida pelo STJD - acabaria. O Santa Cruz  e Sestário garantem que o Tricolor não corre risco de perder pontos - já que só foi avisado da publicação da Fifa no dia 23/09.

0 comentários :

Postar um comentário

Back To Top