o que mudou no marketing do Santa Cruz
Em setembro do ano passado, o Santa Cruz lançou um uniforme que caiu no gosto da torcida. Preto e branco, ele foi concebido para homenagear os 100 anos do Tricolor, que nasceu alvinegro. Tudo certo - não fosse um pequeno detalhe: o clube alcançara a marca centenária sete meses antes, no dia 03 de fevereiro. O episódio é simples, mas emblemático. E mostra quanta atenção o marketing recebia na Cobra Coral à época. A falta de cuidado com o setor era uma das grandes críticas dos tricolores à antiga gestão. Neste ano, porém, tudo mudou. Atualmente, renovado, o departamento é uma das prioridades no Arruda.
O homem escalado para comandar a reestruturação foi Jorge Arranja, professor de marketing e dono de larga experiência na área. Ele explica qual é o grande objetivo do clube ao dar autonomia ao departamento.
- A principal ideia da gente é a aproximação da torcida com o clube. Todas as nossas ações são voltadas para esse intuito.
Além de Grafite
Nesse contexto, é impossível não associar o marketing do Santa Cruz à contratação do atacante Grafite. No entanto, Arranja diz que as ações do clube não se restringem a utilizar a imagem do jogador, ídolo da torcida.
- A gente tem trabalhado bastante. A chegada de Grafite foi muito bem feita, mas temos que ter o cuidado para não saturar. Ele é um atleta, precisa do descanso, do treino. Não podemos usá-lo em todas as campanhas. Fizemos outras ações que foram muito bem sucedidas. A a ida a Feira Nova (cidade do Agreste de Pernambuco) onde conseguimos quase 300 associações, por exemplo.
Mas a negociação com o ídolo teve uma função específica, além de ajudar o time dentro de campo. A contratação "midiática" serviu como propaganda para o marketing tricolor.
- A gente faz vários tipos de ações em que a gente não necessariamente precisa da imagem de Grafite. Ele talvez tenha sido o chamariz. A partir de agora, nosso trabalho vai fluir cada vez melhor - afirmou Arranja.
Em alta nas redes sociais
O marketing não tem se limitado apenas a ações com jogadores ou em eventos públicos. A presença do clube na internet cresceu. Um novo site oficial foi lançado e as redes sociais passaram a ser atualizadas com mais regularidade.
Isso significou crescimento de fãs em todas as mídias. A página do Facebook, em seis meses, passou de 205 mil seguidores para 265 mil. O Instagram partiu de 6 mil para 21 mil. O Twitter, de 30 para 43 mil. Crescimento considerado satisfatório pelo departamento de marketing do clube, que tentar aumentar o poder de alcance do clube coral.
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